quarta-feira

Somewhere: um post para todos que não gostaram do filme







Assisti Somewhere bem antes de sair no cinema, tamanha minha ansiedade. Estava louca para conferir como a Coppolinha retrataria, desta vez, o seu tema favorito: tédio&casamento.


Lembro bem de ter dormido logo no começo. No dia seguinte tentei novamente. Assim que acabou eu pensei: "a trilha é ótima, como sempre, mas acho que não gostei do filme".


Durante um ano, quando pensava sobre o filme ou falava sobre ele com alguém, ainda não tinha certeza da minha opinião, era sempre um "acho que não gostei". Uns meses atrás eu estava conversando com alguém sobre aquela cena em que o cara vai fazer uma máscara do próprio rosto e mostraram o processo todo praticamente em tempo real. Aí o alguém diz que, de todas as cenas chatas e monótonas do filme, aquela era a pior, que nunca tinha se sentido tão entediado diante de um filme (acho que ele nunca viu os iranianos então rss). Mas sabe que nessa hora me deu um insight que mudou tudo o que eu achava sobre Somewhere.


A Sophia Coppola é tão foda que com esse filme ela foi além. Pensa comigo: o que tem em comum The Virgin Suicides, Lost in Translation, Marie Antoinette e Somewhere? Tédio e casamento, certo? Somewhere é o TOP das suas intenções pois ela mostra e faz o expectador sentir o que é o tédio de verdade.


Agora eu tenho certeza de que adorei o filme.


Agora vamos à trilha que, pra variar, tem todos os meus queridinhos. Só não descobri se foi o cara do Jesus And Mary Chain que trilhou novamente, como nos outros.


Ela é meio careta, mas aquele careta bom. Tem Brian Ferry numa versão linda de Smoke Gets In Your Eyes e Coll da Gwen Stefani (amo essa música). Tem Phoenix (sabiam que eles fizeram essa música especialmente para a cena inicial do carro na rotatória e que o vocalista é casado com a Sophia Copolla?) e Foo Fighters. Tem Look, que é uma das minhas preferidas do Sebastien Tellier (o clipe é maravilhoso, tá aí embaixo), tem Strokes como sempre, T-Rex, Police (a famosa "solange/so lonely")...


Resumindo: GATUXA.











Nenhum comentário: