sábado

The Commitments


E aí que uns 15 dias atrás me deu a maior vontade de rever esse filme. Putz, do caralho, né?

Tinha tanta coisa que eu não lembrava mais, me diverti pra caramba.

Pra quem não viu (e olha que é véio, heim? de 91, vi quando era criança), é um cara de uns 21 anos, em Dublin, que decide produzir uma banda porque chega à conclusão de que está faltando Soul Music na terra dele. Figura, diz que eles são os negros da Irlanda e abre inscrição para recrutar os músicos. Baixista e guitarrista ele já tem, sào amigos e num casamento, observando um cara cantando bêbado ao microfone roubado da banda, decide quem será seu vocalista. A escolha não poderia ser melhor , o cara fica pau-a-pau com o Wilson Pickett, tipo foda demais.

A seleção dos músicos é uma das partes mais divertidas do filme. Aparece de tudo um pouco, ele recebe as pessoas na casa dele, os pais são uns figuras também, um barato.

No fim das contas ele junta a nata e agora tem que ensinar os caras a apreciar o soul de corpo e alma (e soul!) e darem o melhor de si.

O filme é recheado de tudo aquilo que eu tenho paixão em ouvir, clássicos da Soul Music, James Brown, Aretha Franklin, Al Green, Otis Redding, Roy Head, Marthe Reeves e por aí vai. Tanta coisa que a OST é um álbum duplo, perfeito, que atravessa o tempo e faz qualquer um delirar.

A versão de Try a Little tenderness, que toca no final, pra  mim é melhor até que a original. Os caras mandam muito bem.

As backing vocals são um tesourinho à parte. Com suas dancinhas, o jeito de se vestirem, a forma como vão se homogenizando cada vez mais ao grupo, vão criando seu estilo, tornando-se simplesmente fundamentais pra formação da banda.

Afiadíssimos, começam a se apresentar em bares, passam por todos os conflitos naturais da convivência contínua e entram numa obsessão quando surge a possibilidade de tocarem com Wilson Pickett. Pura diversão.

Esse vale a pena ver outra vez de tempos em tempos. Delícia de filme, delícia de som.

Olha o chorinho aí pra dar água na boca.




Nenhum comentário: