quinta-feira

Viva Bird!



Essa é nova: trilha sonora de livro.


É que acabei de ler esse livro sensacional e não poderia deixar de comentar.


Viva Bird! Assassinato Em Tempo De Jazz é exatamente o que o título sugere.Evan Horne é um pianista de jazz clássico que se torna meio que um investigador da polícia por acaso. Grande amigo do Tenente Coop, já o ajudou a solucionar alguns casos tamanha sua perspicácia quando o assunto é música.


Desta vez Coop o procura quando um músico de Smooth Jazz é misteriosamente assassinado em seu camarim e as únicas pistas que que têm para investigar são a frase VIVA BIRD! escrita com sangue no espelho, uma gravação de Better git it in your soul, de Charles Mingus tocando sem parar e uma pena escondida dentro do estojo do saxofone da vítma.


Horne vai se enfiando até o pescoço neste e nos demais assassinatos que acontecem durante o thriller e ao  mesmo tempo vai nos dando uma deliciosa aula de jazz - suas particularidades, diferenças de estilo, curiosidades sobre os músicos (sabia que tem uma igreja John Coltrane em São Francisco?). A trama é cheia de mistério, paixão, passeios pela Califórnia e das ótimas sacadas muito bem humoradas do autor Bill Moody.


Bill Moody é baterista de jazz, DJ e crítico musical. Estudou em Berklee College, assim como o personagem principal deste livro. Escreveu também Um Caso de Chet Backer, que to louca pra ler (acho que a Tati tem, oba). Como todo seu bom gosto jazzistico, Bill recheia Viva Bird! com Dizzy Gilespie, Art Blakey, Charlie Parker ( o Bird), Coltrane, Lee Morgan, Chick Korea, Cannobal Adderley, Thelonious Monk, Miles Davis e outros feras. É pra ir lendo e ouvindo, lendo e ouvindo...


Então fui lendo e baixando os álbuns e canções comentados ao longo da trama, me envolvendo assim de uma forma muito íntima com os personagens e afinando meus ouvidos e repertório pra esse som que eu sempre gostei tanto.


Ótima leitura, ficadica: ouça Viva Bird! Se você é fã de jazz e literatura policial tanto quanto eu, vai se deliciar igualmente.

Abaixo, o som que rolava quando mataram a primeira vítima. Tã-tããããm!!!


E VIVA BIRD! VIVA! VIVA!

Nenhum comentário: